A Comissão acaba de lançar a edição de 2014 dos Prémios Europeus de Promoção Empresarial. Estes prémios visam recompensar as iniciativas mais criativas e bem sucedidas de organismos públicos e parcerias público-privadas da União Europeia que promovem o empreendedorismo e, em especial, as pequenas e médias empresas.
Os concursos nacionais têm início agora e, em maio, os vencedores de cada país serão selecionados para competir a nível internacional. O grande objetivo dos participantes é a conquista do Grande Prémio do Júri, que será entregue em Nápoles, em outubro.
Os prémios estão divididos em seis categorias: promoção do empreendedorismo, investimento em qualificações, melhorar o enquadramento empresarial, apoio à internacionalização das empresas, apoio ao desenvolvimento de mercados verdes e à eficácia dos recursos e iniciativa empresarial responsável e inclusiva.
O concurso inclui duas fases de qualificação, devendo os candidatos primeiramente concorrer a nível nacional e ser, então, elegíveis para concorrer à escala europeia. Cada país selecionará, entre os candidatos ao concurso nacional, dois que serão nomeados para o concurso europeu até maio de 2014.
Todos os nomeados dos concursos nacionais e europeu serão convidados a estar presentes na cerimónia de entrega dos prémios, que reconhece os vencedores pelos respetivos esforços e lhes proporciona a oportunidade de se darem a conhecer num ambiente pan-europeu. Os prémios serão entregues aos vencedores numa cerimónia que se realizará no âmbito da Assembleia de PME 2014, em Nápoles, Itália, em 2-3 de outubro.
Desde 2006, os Prémios Europeus de Promoção Empresarial têm recompensado a excelência na promoção do empreendedorismo e das pequenas empresas a nível nacional, regional e local. Desde que foi lançada a iniciativa, já se candidataram 2 500 projetos, que, em conjunto, contribuíram para apoiar a criação de mais de 10 000 novas empresas.
Na última edição destes prémios, em 2013, a Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos (APICCAPS), sedeada no Porto, foi a vencedora europeia na categoria do Apoio à Internacionalização das Empresas.
Para mais informações sobre como candidatar-se a estes prémios consulte a página: http://ec.europa.eu/enterprise/index_pt.htm <http://ec.europa.eu/enterprise/index_pt.htm> e http://europa.eu/rapid/press-release_IP-14-74_en.htm <http://europa.eu/rapid/press-release_IP-14-74_en.htm>
Representação da Comissão Europeia em Portugal










